Imagem de fundo

Durante um encontro de formação continuada em um Instituto Federal, o corpo docente ana...

Durante um encontro de formação continuada em um Instituto Federal, o corpo docente analisa os resultados das avaliações internas e conclui que grande parte das práticas ainda se baseia na transmissão vertical do conhecimento, com ênfase na memorização e na reprodução de conteúdos. Uma professora propõe reorganizar o trabalho pedagógico, substituindo a lógica da exposição unidirecional por metodologias que envolvam diálogo, investigação e problematização da realidade social dos estudantes, articulando saberes científicos e cotidianos. Com base nas tendências pedagógicas, qual corrente fundamenta a proposta apresentada por essa professora?


A

Tendência Liberal Tradicional, ao considerar que o aprendizado resulta da assimilação disciplinada dos conteúdos transmitidos pelo professor, assegurando a ordem e a hierarquia do saber.


B

Tendência Progressista Libertadora, que concebe o ensino como prática social e política, mediada pelo diálogo e pela problematização das contradições da realidade vivida pelos sujeitos.


C

Tendência Liberal Renovada, que defende a aprendizagem centrada na experiência individual do aluno e na adaptação gradual ao meio, valorizando o espontaneísmo.


D

Tendência Tecnicista, por propor o planejamento do ensino com base em objetivos operacionais, controle de desempenho e padronização das condutas escolares.


E

Tendência Liberal Renovada Progressivista, que defende a aprendizagem como resultado da experiência ativa do aluno em situações de cooperação e experimentação, priorizando a autonomia individual e a construção de significados a partir da interação com o ambiente escolar.