

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No contexto das práticas de reabilitação social, o pedagogo enxerga a aprendizagem como ferramenta de contratualidade social (trabalho, rede social, lazer, moradia). Estimular a autonomia significa criar estratégias pedagógicas que permitam ao sujeito circular pela cidade, fazer escolhas e reconstruir sua identidade além do diagnóstico. De acordo com esse pressuposto podemos afirmar:
A pedagogia na reabilitação psicossocial atua na contramão da lógica manicomial e da infantilização do paciente.
A pedagogia na reabilitação psicossocial reforça a centralidade do diagnóstico clínico como eixo exclusivo da intervenção educativa.
A prática pedagógica na reabilitação social prioriza a adaptação do sujeito às regras institucionais, restringindo sua autonomia cotidiana.
O processo educativo em saúde mental deve manter o sujeito em espaços segregados, evitando sua circulação em territórios urbanos.
A reabilitação psicossocial se orienta pela manutenção da dependência institucional, limitando escolhas e a participação social do indivíduo.