

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“Hoje não se concebe o estudo histórico sem que o professor apresente diferentes abordagens do mesmo tema, fato ou conceito - iniciativa importante para que o aluno perceba que, dependendo da visão e da intenção de quem conta a história, tudo muda. Basta pensar no exemplo de como entender o processo de formação de um bairro: pode-se vê-lo sob a ótica dos trabalhadores da região e das relações estabelecidas pelos modos de produção, dos que estiveram no poder, dos grupos minoritários que habitam o local ou das manifestações culturais, entre outras possibilidades” (Revista Nova Escola / O que ensinar em História/ 01/12/2008). Acerca do Ensino de História na educação brasileira, podemos afirmar que:
O Ensino de História deve ter como um dos objetivos curriculares desenvolver a postura crítica dos estudantes em relação aos fatos e acontecimentos históricos e o papel docente é trabalhar com várias fontes e narrativas.
História é uma disciplina passível de uma única abordagem, dos grandes feitos históricos e de grandes personagens que moveram a história.
O objetivo central do currículo de história na educação básica é desenvolver habilidades da investigação histórica e levar o estudante a valorizar os grandes estadistas.
É preciso em Ensino de História o trabalho com diversas fontes e o relacionamento do passado com o presente para que se entenda que contra fatos não há argumentos. Tudo depende do olhar do historiador. Devemos valorizar o argumento de quem pesquisa e estuda a História.