Imagem de fundo

Considerando-se o Referencial Curricular Nacional para a...

Considerando-se o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, (RCNEI), Volume 2, analise as afirmativas sobre os cuidados de higiene na Educação Infantil e assinale a alternativa correta.


A

A lavagem das mãos deve ocorrer apenas em momentos previamente definidos na rotina, sendo ensinada, exclusivamente, por meio de instruções diretas, a aprendizagem da higiene das mãos deve ser iniciada apenas quando a criança já apresenta autonomia plena de locomoção.


B

Os cuidados de higiene devem ser planejados como momentos educativos, com intencionalidade pedagógica, envolvendo cuidado, interação, conforto, prevenção de doenças e construção progressiva da autonomia das crianças.


C

A higiene bucal deve ser iniciada após a completa erupção da dentição infantil, sendo recomendada a escovação com escova dental desde o início desse processo.


D

A observação das eliminações, do aspecto das fezes e da urina, bem como do estado da pele da criança, não deve ser priorizada, pois a troca de fraldas tem caráter exclusivamente higiênico e não envolve acompanhamento de saúde.