Imagem de fundo

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, em sua obra “Psicogênese...

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, em sua obra “Psicogênese da Língua Escrita” (1999), propõem uma ruptura com as concepções tradicionais de alfabetização ao investigar os processos de construção do conhecimento sobre a escrita por parte da criança, antes mesmo da escolarização formal. As autoras fundamentam-se na teoria psicogenética de Jean Piaget e nas contribuições da psicolinguística contemporânea para compreender o sujeito como ativo na aquisição da língua escrita. Considerando os fundamentos teórico-metodológicos apresentados na obra, analise o texto-base extraído do Capítulo 1 e responda à questão.


“A teoria de Piaget nos permite – como já dissemos – introduzir a escrita enquanto objeto de conhecimento, e o sujeito da aprendizagem, enquanto sujeito cognoscente. [...] A concepção da aprendizagem (entendida como um processo de obtenção de conhecimento) inerente à psicologia genética supõe, necessariamente, que existam processos de aprendizagem do sujeito que não dependem dos métodos (processos que, poderíamos dizer, passam ‘através’ dos métodos). O método (enquanto ação específica do meio) pode ajudar ou ficar, facilitar ou dificultar: porém, não pode criar aprendizagem. A obtenção de conhecimento é um resultado da própria atividade do sujeito.” (p. 31).

“Um sujeito intelectualmente ativo não é aquele que ‘faz muitas coisas’, nem um sujeito que tem uma atividade observável. Um sujeito ativo é aquele que compara, exclui, ordena, categoriza, reformula, comprova, formula hipóteses, reorganiza, etc., em ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo seu nível de desenvolvimento).” (p. 32).

“Na teoria de Piaget, o conhecimento objetivo aparece como uma aquisição, e não como um dado inicial. O caminho em direção a este conhecimento objetivo não é linear: não nos aproximamos dele passo a passo, juntando peças de conhecimento umas sobre as outras, mas sim através de grandes reestruturações globais, algumas das quais são ‘errôneas’ (no que se refere ao ponto final); porém, ‘construtivas’ (na medida em que permitem aceder a ele). Esta noção de erros construtivos é essencial.” (p. 33).


Considerando os conceitos de “sujeito ativo”, “erros construtivos” e a relação entre métodos de ensino e processos de aprendizagem conforme expostos pelas autoras, assinale a alternativa correta.


A

Os métodos de ensino, quando bem elaborados e tecnicamente fundamentados, são capazes de determinar diretamente os processos de aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que a qualidade da intervenção pedagógica é o fator isolado mais importante para o sucesso da alfabetização.


B

O sujeito ativo, na perspectiva piagetiana adotada pelas autoras, é aquele que realiza muitas tarefas concretas e demonstra intensa atividade motora observável, pois a aprendizagem da escrita depende fundamentalmente do desenvolvimento da coordenação motora fina e das habilidades perceptivo-motoras.


C

Os erros cometidos pelas crianças no processo de aquisição da escrita devem ser tratados como indicadores de falta de maturidade ou de deficiências perceptivas, cabendo ao professor corrigi-los imediatamente para que não se consolidem como obstáculos à aprendizagem correta.


D

A obtenção de conhecimento sobre a escrita é resultado da atividade do próprio sujeito que aprende, sendo que os métodos de ensino podem facilitar ou dificultar esse processo, mas não podem criá-lo; ademais, os erros cometidos pelas crianças podem ser construtivos, ou seja, representar hipóteses que permitem avanços na direção do conhecimento convencional.


E

O conhecimento objetivo sobre a escrita é adquirido de forma linear e cumulativa, por meio da justaposição gradual de elementos isolados (letras, sílabas, palavras), de modo que os erros devem ser evitados pois indicam desvios no percurso normal da aprendizagem.