

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
"A coordenação pedagógica deve contribuir com o aperfeiçoamento profissional de cada um dos professores e, ao mesmo tempo, ajudar a constituí-los enquanto grupo."
VILELA, Wilson Afonso; SILVA, Sabina Maura. A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, 2022. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/9/a-coordenacao-pedagogica-no-contexto-brasileiro-da-supervisao-a-coordenacao-pedagogica. Acesso em: 7 ago. 2026. (Com adaptações.)
Ao assumir a formação em serviço dos professores de uma escola municipal, o orientador pedagógico decide estruturar um projeto formativo ancorado nas necessidades reais da unidade. Para orientar a equipe, apresenta, em ordem embaralhada, as etapas do processo:
1.Definição dos objetivos formativos e dos conteúdos, com seleção de referenciais teóricos e de materiais de estudo.
2.Avaliação dos efeitos da formação sobre a prática docente, com redefinição das ações para o ciclo formativo seguinte.
3.Levantamento das necessidades formativas com base nas evidências de aprendizagem dos estudantes e na observação das práticas.
4.Realização dos encontros formativos, com estudo,
análise de situações da escola e planejamento de intervenções em sala.
A sequência correta em que ocorrem essas etapas é:
3, 1, 4, 2.
1, 3, 4, 2.
1, 4, 2, 3.
3, 4, 1, 2.