

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Analise a seguinte situação hipotética:
A Escola Municipal Tereza Batista, em Salvador, enfrenta episódios recorrentes de conflitos entre estudantes do 7º e 8º anos, com agressões verbais, discriminação territorial e baixa adesão às atividades escolares. A coordenadora pedagógica, ao tomar conhecimento da situação, precisa definir as primeiras ações a serem realizadas.
Considerando as atribuições do coordenador pedagógico e os princípios da gestão democrática, da cultura de paz e do desenvolvimento de competências socioemocionais, assinale a conduta mais adequada para essa profissional.
Acionar imediatamente o Conselho Tutelar e solicitar o apoio da Guarda Civil Municipal, uma vez que a violência recorrente configura violação de direitos que exige intervenção prioritária das autoridades de proteção.
Convocar reunião do Conselho Escolar para definir punições exemplares aos estudantes agressores, como suspensão e transferência, como forma de restabelecer a autoridade da escola e envolver a comunidade na decisão.
Encaminhar os estudantes envolvidos para atendimento psicológico individual na rede de saúde, iniciando pela escuta especializada para compreender as causas dos conflitos, antes de propor qualquer ação coletiva com a turma.
Promover círculos de diálogo com os estudantes, assembleias com a comunidade escolar para construir estratégias de mediação de conflitos e fortalecer práticas de convivência pautadas na cultura de paz.
Reunir-se, em primeira instância, com as famílias dos estudantes agressores para comunicar as ocorrências e cobrar providências no âmbito doméstico, sem envolver os estudantes no processo de resolução dos conflitos.