Questões de Concurso de Currículo e Construção do Conhecimento - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1019717

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Administração / Questão 48

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. A proposta curricular que mais bem se adequa à realização de um planejamento participativo é a do currículo integrado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020395

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 76

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Em contraposição às teorias tradicionais, as teorias pós‐críticas do currículo evidenciam os estigmas étnicos e culturais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020396

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 77

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Currículo oculto é um conceito do qual fazem parte rituais, relações hierárquicas, regramentos e organização dos tempos e espaços escolares.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020397

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 78

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

O currículo deve acompanhar as transformações sociais impostas pelo mercado de trabalho, adotando o modelo tecnicista.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020398

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 79

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

O currículo formal constitui o conjunto das aprendizagens construídas e das experiências vividas pelo estudante.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020399

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 80

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

O currículo formal é composto pelo conjunto de valores, atitudes e comportamentos que não estão expressos nos documentos formais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020400

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 81

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Quanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens. Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao surgimento de novas estruturas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020416

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 97

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

Em uma perspectiva contra‐hegemônica, o currículo adota, em contraposição ao conceito de avaliação da aprendizagem, o conceito de avaliação para as aprendizagens.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1016392

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 43

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.”

Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir.

I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis.

II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. I e II;
  • E. I e III.

Questão 1016402

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 53

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.”

Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:

  • A. limitar drasticamente a quantidade de conhecimentos ensinados e exigidos;
  • B. priorizar conteúdos que possam ser memorizados;
  • C. privilegiar a transmissão de conhecimento;
  • D. promover a reflexão especulativa e idealista na elaboração dos currículos escolares;
  • E. definir os conhecimentos a serem ensinados.