Questões de Concurso de Currículo e Construção do Conhecimento - Pedagogia

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Questão 1004718

Assembléia Legislativa - RO 2018

Cargo: Analista Legislativo - Área Pedagogia / Questão 45

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

  • A. Uma vez que todas as vivências proporcionadas pela escola veiculam valores, atitudes, sensibilidades, orientações e conhecimentos.
  • B. Já que o currículo inclui também as atividades previstas para fixação da aprendizagem.
  • C. Porque se deve considerar como currículo também os objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos professores.
  • D. Porque o currículo compreende os componentes curriculares, as áreas de conhecimento e as normas de comportamento.
  • E. Uma vez que se deve também considerar na definição de currículo os conteúdos mínimos que compõem as avaliações externas.

Questão 1010949

Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Pedagogo / Questão 47

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Eles envolvem, predominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

Trata-se do chamado currículo

  • A. emancipatório.
  • B. oculto.
  • C. tradicional.
  • D. crítico.
  • E. transversal.

Questão 1010950

Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Pedagogo / Questão 48

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em relação à organização curricular, o fato de não se valorizar como prioridades, a pluralidade cultural encontrada em sala de aula
  • A. propicia a escolha de conteúdos baseados nas experiências de vida dos alunos.
  • B. incentiva uma prática educativa democrática em que todos os alunos tenham acesso e aprendam igualmente.
  • C. possibilita a escolha de conhecimentos adequados à realidade da comunidade escolar.
  • D. dificulta o ensino dos conteúdos indicados pelos professores.
  • E. pode impedir que professores reconheçam distintas manifestações culturais presentes no cotidiano escolar.

Questão 1004729

Assembléia Legislativa - RO 2018

Cargo: Analista Legislativo - Área Pedagogia / Questão 56

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Leia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

Para a organização do currículo por competências é necessário

  • A. considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados.
  • B. garantir a compartimentação disciplinar.
  • C. praticar uma avaliação classificatória da aprendizagem.
  • D. responsabilizar o professor pela elaboração e avaliação dos projetos de trabalho.
  • E. evitar o surgimento e a discussão de problemas.

Questão 1004749

Assembléia Legislativa - RO 2018

Cargo: Analista Legislativo - Área Pedagogia / Questão 76

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

  • A. O currículo real é aquele que se materializa dentro do espaço da sala de aula, com professores e alunos, a cada dia.
  • B. As teorias críticas de currículo têm como destaque e ênfase os aspectos pedagógicos de ensino e aprendizagem.
  • C. O currículo formal refere-se às influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural de cada um.
  • D. O currículo é um reflexo e um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo, em que, por meio de ações descentralizadas, todos os segmentos da escola participam.
  • E. O currículo oculto traz institucionalmente os conjuntos de diretrizes a serem seguidas, traduzido em disciplinas e programas, passado ao professor na forma de guias de ensino, programas e livros didáticos.

Questão 988091

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Educação Física / Questão 48

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que concerne à pedagogia relacionada aos esportes, assinale a opção correta.
  • A. Dado o se alto grau de complexidade e dada a existência de regras preestabelecidas, o esporte de rendimento deve ser introduzido no ensino médio.
  • B. O esporte participação é aquele de caráter lúdico aplicado nas escolas nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • C. O esporte educacional e o esporte participação promovem a interação social entre os participantes.
  • D. O esporte enquanto cópia de movimentos desportivos de maneira irrefletida gera frustração e insucesso para uma minoria dos alunos.
  • E. O esporte educacional aplicado de forma tradicional busca o desenvolvimento de competências imprescindíveis na formação de cidadãos.

Questão 992393

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 44

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Uma educação emancipatória contribui para estabelecer uma relação dialética entre o currículo e o contexto histórico, social, político e cultural em que esse currículo está inserido. Na visão de Paulo Freire, são elementos de uma educação emancipatória
  • A. a reflexão crítica nas relações com o mundo; a atitude de fala consciente, que é mais importante do que a atitude de escuta.
  • B. o desenvolvimento de uma ação dialógica; a ideia de consciência como espelho da realidade.
  • C. a conscientização de homens e mulheres quanto à sua vocação ontológica e histórica de ser mais; a adaptação e o ajuste à sociedade contemporânea.
  • D. o desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de superar a ideologia da opressão; o diálogo não como construção teórica, mas como construção prática.
  • E. o envolvimento de todos os atores do processo educativo por meio da vivência da prática dialógica; a cultura como o acrescentamento que o homem faz ao mundo que não fez.

Questão 841908

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Educação Infantil / Questão 47

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando-se o currículo como práxis, é correto afirmar que ele
  • A. corresponde às disciplinas expressas no histórico escolar dos estudantes.
  • B. está desvinculado da teoria.
  • C. se efetiva na prática pedagógica de sala de aula.
  • D. se refere às práticas que dispensam o planejamento da ação pedagógica.
  • E. se refere aos conteúdos de ensino determinados pelos sistemas educacionais.

Questão 841909

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Educação Infantil / Questão 48

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta.
  • A. O currículo explícito, expresso nos planos de ensino, e o currículo oculto, que ocorre nas práticas de sala de aula, revelam a cultura escolar.
  • B. A cultura escolar é o conhecimento erudito expresso no currículo, o qual apresenta uma forma correta de falar, de escrever e de se comportar em diversas situações.
  • C. O currículo expressa o ambiente escolar, local privilegiado de manifestação de diferentes hábitos e costumes de cada grupo familiar e, na junção dessas diferenças, a cultura escolar se manifesta.
  • D. Cada escola escolhe livremente todos os conteúdos e conhecimentos a serem trabalhados para as diferentes faixas etárias que atende e, nessa escolha, se revela sua cultura.
  • E. O currículo reflete a cultura escolar, que é apenas um reflexo da sociedade na qual a escola está inserida.

Questão 841911

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Educação Infantil / Questão 50

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A partir do texto precedente, é correto afirmar que

  • A. a escola deve ser contextualizada no momento histórico e social presente, o que implica ignorar todo conhecimento cultural produzido anteriormente pela humanidade.
  • B. as funções da escola devem estar explicitadas no PPP e, por isso, não estão diretamente relacionadas a diferentes sistemas de ensino.
  • C. o PPP, ao definir as funções da escola, despreza os conteúdos curriculares e os saberes produzidos no interior da instituição.
  • D. os diferentes sistemas de ensino que apresentam propostas curriculares próprias formam uma trama institucional.
  • E. o currículo reflete as funções da escola quando determina que o que deve ser ensinado independe dos conhecimentos prévios dos educandos.