Questões de Concurso de Currículo e Construção do Conhecimento - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1028337

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos - RJ (SASDH/RJ) 2018

Cargo: Pedagogo / Questão 61

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Uma escola pública de atendimento ao primeiro segmento do Ensino Fundamental, localizada em um centro urbano, inclui em seu planejamento anual a discussão sobre a constituição histórica da favela em que está situada. Uma das atividades previstas é um encontro com moradores antigos do local, a maioria avós de alunos, que viveram o processo de constituição local. Essa proposta, no âmbito do currículo:
  • A. é respaldada pela liberdade conferida pela legislação aos sistemas de ensino, no que diz respeito à definição de conteúdos diversificados exigidos pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela;
  • B. cria desconformidade com o previsto na legislação sobre a autonomia dos sistemas de ensino e seus estabelecimentos escolares e sobre a definição dos currículos do Ensino Fundamental;
  • C. impede que as professoras incluam o conteúdo da atividade na avaliação bimestral, já que não faz parte da base nacional comum de currículo e, portanto, não pode ser uma cobrança nas avaliações;
  • D. desqualifica a atuação da escola por não ter como foco a apreensão de conteúdos estabelecidos pela base nacional de currículo;
  • E. é inadequada porque transfere para atores locais a responsabilidade de repasse de conteúdos, o que é função precípua do professor da turma.

Questão 1028771

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2018

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. O currículo das universidades corporativas, em geral, prevê a promoção do desenvolvimento dos empregados nas áreas de cidadania corporativa, estrutura contextual e competências básicas do ambiente de negócios.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1028772

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2018

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 106

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. O currículo básico do plano de educação corporativa baseia-se nas competências de gestão de mudanças, inovação, negociação e obediência a hierarquia.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1028773

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2018

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 107

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. Os estudos sobre currículo iniciaram-se nos Estados Unidos da América, onde Bobbitt desenvolveu uma tendência conservadora de estudo do currículo que buscava igualar o sistema educacional ao industrial, com base no modelo organizacional e administrativo de Frederick Taylor.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1016392

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 43

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.”

Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir.

I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis.

II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. I e II;
  • E. I e III.

Questão 1016402

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 53

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.”

Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:

  • A. limitar drasticamente a quantidade de conhecimentos ensinados e exigidos;
  • B. priorizar conteúdos que possam ser memorizados;
  • C. privilegiar a transmissão de conhecimento;
  • D. promover a reflexão especulativa e idealista na elaboração dos currículos escolares;
  • E. definir os conhecimentos a serem ensinados.

Questão 1020395

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 76

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Em contraposição às teorias tradicionais, as teorias pós‐críticas do currículo evidenciam os estigmas étnicos e culturais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020396

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 77

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Currículo oculto é um conceito do qual fazem parte rituais, relações hierárquicas, regramentos e organização dos tempos e espaços escolares.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020397

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 78

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

O currículo deve acompanhar as transformações sociais impostas pelo mercado de trabalho, adotando o modelo tecnicista.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020398

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 79

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

O currículo formal constitui o conjunto das aprendizagens construídas e das experiências vividas pelo estudante.
  • C. Certo
  • E. Errado