Um poema, uma charge, um verbete colhido da web.com, artigos da legislação ambiental brasileira, versos avulsos de poemas e
de canção – são os textos reunidos nas questões de números 21 a 27. Dos exercícios feitos a partir dessa reunião, destacam-se
práticas pedagógicas que dizem respeito
A
à compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos em textos pertencentes a um
mesmo gênero.
B
ao apagamento das condições de produção e recepção de textos pertencentes a diferentes gêneros, que circulam nas
diferentes esferas/campos de atividade humana.
C
à desconsideração da perspectiva dialógica da linguagem, o que confirma a centralidade do discurso e do sujeito.
D
à centralidade da tradição normativa no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, para o que se confirma a prioridade
dada à análise sintática das frases, independentemente da atenção ao contexto de produção do texto.
E
à ampliação do repertório de experiências do aluno, no encorajamento à observação do sentido que emerge da
comparação entre diferentes gêneros.