Imagem de fundo

Na Escola Pindorama, um professor trouxe uma questão desafiadora e de difícil solução s...

Na Escola Pindorama, um professor trouxe uma questão desafiadora e de difícil solução sobre a alfabetização de um determinado aluno. O coordenador pedagógico não está confiante de poder ajudar a encontrar estratégias para a atuação do professor. Ele sabe que precisa se capacitar e que sempre pode pedir ajuda externa.


Para Celso Vasconcellos, numa visão de formação permanente dos docentes, a intervenção da supervisão escolar, no papel da mediação crítica, deve centrar-se, primeiramente:


A

na reflexão conjunta com os professores sobre as diferentes práticas, teorias e experiências pedagógicas.

B

no estudo e nas pesquisas de bases pedagógicas sobre todas as disciplinas do currículo.

C

na busca de soluções já encontradas anteriormente, uma vez que os problemas se repetem.

D

na análise dos currículos dos professores para saber quais serão mais ou menos adequados para as diferentes turmas.

E

no conhecimento pessoal e amigo que deve ser estabelecido entre os profissionais.