Questão de concurso
1
Q1176595
Pedagogia Gestão Escolar
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN
Prova: IDECAN - IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Professor de Ensino Básico,Técnico eTecnológico - Área: Pedagogia

Acerca da gestão escolar e sua contribuição para a efetivação do direito à educação, analise as afirmativas a seguir:

I. A gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudança de paradigmas que fundamentem a construção de uma Proposta Educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que na atualidade é vivenciada. Ela precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas organizações burocráticas.

II. Como forma de ampliar a visão sobre a gestão, foi necessário compreender essa sua forma democrática, a qual está associada ao estabelecimento de mecanismos institucionais e à organização de ações que desencadeiem processos de participação social: na formulação de políticas educacionais; na determinação de objetivos e fins da educação; no planejamento; nas tomadas de decisão; na definição sobre alocação de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações; nos momentos de avaliação.

III. A democratização da gestão escolar não pressupõe a participação da comunidade em suas decisões, podendo ocorrer apenas através de instituições de ensino. A participação da comunidade deve ficar restrita apenas aos processos administrativos.

IV. O conceito de qualidade deve se restringir ao rendimento escolar e ser tomado como referência para o estabelecimento de melhor ranking entre as instituições de ensino. Assim, uma educação com qualidade é caracterizada pela a infraestrutura e pelo rendimento no cotidiano escolar.

Assinale

A

se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.

B

se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

C

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

D

se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

E

se somente a afirmativa I estiver correta.