Imagem de fundo

A Teoria Cognitivo-Social da aprendizagem desenvolvida por Albert Bandura, também chama...

A Teoria Cognitivo-Social da aprendizagem desenvolvida por Albert Bandura, também chamada de Modelação, refere-se a uma teoria interaccionista, que aceita o princípio de que o comportamento é aprendido e que esta aprendizagem resulta da interacção entre o meio, o indivíduo e o próprio comportamento. Essa teoria hipotetiza que os seres humanos aprendem através de experiências diretas e vicariantes. Assinale a alternativa correta com relação a essa teoria.

A

A capacidade de aprender pela observação de outras pessoas complexifica o processo de aprendizagem e tem valor de sobrevivência.

B

A teoria da aprendizagem social dá um papel importante aos processos simbólicos e menos importante aos cognitivos e ao seu papel na aquisição do comportamento.

C

A aprendizagem por observação é uma possibilidade que resulta da capacidade humana de usar símbolos mentais, que nos permitem guardar experiências vividas e observadas.

D

A observação dos modelos sociais nos permite adquirir aptidões relativas aos códigos e às normas culturais. Mas os modelos não podem ser pessoas com quem nos relacionamos.

E

A modelação é, em grande medida, fruto de uma actividade de condicionamento cognitiva de processamento da informação.