A UNESCO definiu os quatro Pilares da Educação do século XXI:
1. Aprender a conhecer
2. Aprender a fazer
3. Aprender a viver juntos
4. Aprender a ser
(Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003).
Relacione-os às situações apresentadas a seguir que ocorreram em classes do ensino fundamental.
( ) A professora está sentada em roda com os alunos, conversando sobre o Projeto “Fundo do Mar” que acabam de iniciar. Após uma conversa inicial, a professora pergunta: “O que vocês gostariam de pesquisar sobre este tema? Como podemos buscar estas informações?”.
( ) Após o recreio, a professora reúne-se com seus alunos e propõe uma assembleia para conversarem sobre os conflitos que surgiram no pátio.
( ) Depois de lerem juntos o texto da receita, o professor e os alunos manuseiam os ingredientes e preparam o bolo.
( ) O professor conversa reservadamente com a aluna e reforça suas potencialidades, estimulando a construção de uma autoimagem mais positiva.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
2 – 4 – 1 – 3
1 – 4 – 2 – 3
1– 3 – 2 – 4
1 – 2 – 3 – 4
4 – 2 – 3 – 1