Além de se ocupar com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, a pedagogia possui um significado bem mais amplo e globalizante. Nesse sentido, segundo Libâneo (2001), a pedagogia deve ser entendida como:
conjunto de técnicas, princípios, estratégias e metodologias que visam à qualidade de ensino em todos os níveis e modalidades da educação básica, relacionando-os à vida social, à política e à econômica, contribuindo efetivamente para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem
campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação − do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais
fenômeno social inerente ao ser humano, que possui um conjunto de saberes sociais que organizam o conteúdo escolar e que busca as melhores estratégias que se aplicam aos indivíduos que se desejam formar
ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com ensino e aprendizagem, bem como o seu desenvolvimento em diferentes fases da vida humana