Piaget, em suas pesquisas, postulou 4 estágios (fases) de desenvolvimento cognitivo infantil. Associe as duas colunas, relacionando esses estágios de desenvolvimento às suas respectivas características
1. Sensório-motor
2. Pré-operatório
3. Operatório concreto
4. Operatório formal
( ) Estágio em que a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento. É isso que possibilita a aprendizagem da fala e as brincadeiras de “faz de conta”.
( ) Estágio em que as crianças começam a manipular mentalmente as representações das coisas que internalizou durante os estágios passados. No entanto, essa manipulação só pode ocorrer com coisas concretas, dispostas no mundo real.
( ) Estágio no qual a criança é capaz de manipular representações abstratas, fazendo operações com conceitos que não possuem formas físicas, como certos conceitos matemáticos.
( ) Estágio no qual a criança se concentra nas sensações e nos movimentos. Começa a entender o que as sensações significam e como os movimentos dela podem levar a alterações no mundo exterior.
A sequência CORRETA dessa associação é:
1, 2, 3 e 4.
2, 3, 4 e 1.
3, 2, 4 e 1.
4, 2, 1 e 3.
4, 3, 1 e 2.