Imagem de fundo

As mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas têm gerado novas demandas e, conseque...

1
Q1551470
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Prova: CEFETBAHIA - Prefeitura - Professor de Matemática - 2019

As mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas têm gerado novas demandas e, consequentemente, refletido no âmbito escolar. Diante disso, destaca-se a importância de o professor exercer a dimensão política de sua atuação, assegurando aos alunos “sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo” (LIBÂNEO, 1994). Nesse sentido, abre-se uma discussão sobre o papel da Matemática na construção da cidadania, enfatizando a participação crítica e a autonomia do aluno. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam a importância de trabalhar os conteúdos da Matemática e os Temas Transversais com questões de urgência social numa perspectiva de transversalidade.


Com base nos PCN de Matemática (1998), analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O trabalho educativo que ocorre na escola é sempre marcado por concepções, valores e atitudes, mesmo que não-explicitados e, muitas vezes, contraditórios.

( ) Os professores devem planejar apenas como as questões sociais são abordadas em diferentes contextos de aprendizagem das mesmas áreas, e a forma como elas podem ser tratadas.

( ) As questões e situações práticas vinculadas aos temas transversais fornecem os contextos, que possibilitam explorar, de modo significativo, conceitos e procedimentos matemáticos.

( ) A construção e utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros, mas por todos os grupos socioculturais que desenvolvem e utilizam habilidades em função de suas necessidades e interesse.

( ) A perspectiva da transversalidade pressupõe o tratamento simultâneo, e num único período, de tema diferentes por todas as áreas, mas o que se faz necessário é que esses temas integrem o planejamento dos professores das mesmas áreas, de forma articulada aos objetivos e conteúdos delas.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A

V F V V F

B

V F F F V

C

V V V V F

D

F V F F V

E

F F V V F