Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e, assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas. A interdisciplinaridade implica na articulação de ações disciplinares que buscam um interesse em comum. Dessa forma, a interdisciplinaridade só será eficaz se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade escolar. Considerando o exposto, são objetivos da metodologia interdisciplinar:
I. Segregação dos conteúdos.
II. Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento.
III. Superar a coadunação entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências.
IV. Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, II, III e IV.
II, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.