Considere que procedimentos de ensino são “as ações, os processos ou os comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos” (Turra et al). Portanto, os procedimentos de ensino dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula. O professor pode utilizar os mais variados procedimentos de ensino e oferecer a seus alunos as mais diversas experiências de aprendizagem. No entanto, existem princípios pedagógicos fundamentais que devem ser postos em prática, independentemente dos procedimentos adotados. Sobre o exposto, assinale a premissa INCORRETA.
Incentivar sempre a participação dos alunos, criando condições para que eles se mantenham numa atitude reflexiva.
Verificar, por intermédio da avaliação quantitativa, ao final de cada unidade, se o aluno assimilou e compreendeu o conteúdo desenvolvido.
Aproveitar as experiências anteriores dos alunos para que eles possam associar os novos conteúdos assimilados às suas vivências significativas.
Oferecer ao aluno oportunidade de transferir e aplicar o conhecimento aprendido a casos concretos e particulares nas mais variadas situações.