Imagem de fundo

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no ...

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007 (Adaptação). Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf >. Acesso em: 10 nov. 2017.


Com base no texto sobre Pesquisa Educacional, analise as seguintes afirmativas.


I. Quem sabe dialogar com a realidade de modo crítico e criativo faz da pesquisa condição de vida, progresso, transformação e cidadania.

II. São características do pesquisador reflexivo: autonomia, responsabilidade e criatividade para suas ações científicas.

III. Pesquisar é um processo libertador e criador. Como processo humano e social, a pesquisa traz consigo a carga de valores, interesse e princípios.

IV. A pesquisa quantitativa trabalha com a dimensão subjetiva implicada no processo de investigação e faz uso de dados descritivos.


Estão corretas afirmativas:

A

I e II, apenas.

B

III e IV, apenas.

C

I, II e III, apenas.

D

II, III e IV, apenas.