O exercício do professor de Educação Infantil em registrar as práticas educativas e produzir documentos deve ser rico na descrição da experiência, para proporcionar a melhor análise dos aspectos anotados. A documentação possibilita ao professor compreender a criança como única e promove a autoavaliação. Nesse sentido, podemos afirmar que a avaliação e o registro oferecem:
A tranquilidade aos pais de acompanhar o desenvolvimento homogêneo de seus filhos; avaliar o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora; analisar a teoria avaliativa da escola.
Comparar o aprendizado de seu filho com as outras crianças; procurar ajuda de profissionais especializados; manter uma relação próxima com a escola.
A possibilidade de observar que cada sujeito tem um percurso pessoal; acompanhar as aprendizagens; visualizar o percurso e não apenas o resultado. Utilizar diferentes tipos de instrumentos de observação, registro e análise.
A opção de classificar a criança, detalhando o resultado; prescrever possíveis encaminhamentos para as crianças que necessitam de acompanhamento especial; homogeneizar a turma.