Imagem de fundo

Para Ausubel, o termo estrutura cognitiva tem o significado de uma estrutura hierárquic...

Para Ausubel, o termo estrutura cognitiva tem o significado de uma estrutura hierárquica de conceitos. Da mesma forma que em Piaget, Ausubel trabalha com o conceito de Organização de certas entidades. No entanto, enquanto estas entidades em Piaget eram os Esquemas (que englobam conceitos mais operações) em Ausubel estas entidades são apenas os conceitos. Poderíamos dizer que enquanto em Piaget os elementos que compõem a estrutura cognitiva incorporam o aspecto dinâmico em Ausubel estes elementos têm um aspecto estático. Dessa forma, há alguns pontos importantes da Teoria de Aprendizagem segundo Ausubel, exceto:

A

A aprendizagem é um processo que envolve a interação da nova informação abordada com a estrutura cognitiva do aluno tornando-se o principal agente construtor de sua aprendizagem.

B

A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, quando este aluno encontra significado no que ouve. Esses pontos de ancoragem, ou subsunçores de aprendizagem, é que irão relacionar o novo com o que o aluno já sabe.

C

A definição de conteúdo deve ser feita por meio de uma série hierárquica, a partir de uma avaliação do que o aluno previamente já sabe.

D

As “Pontes Cognitivas” são elos entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve aprender.

E

O ponto central de sua teoria é o termo “Sunçor”, que pode ser entendido como o ponto cognitivo do aluno que dará sentido a um novo conhecimento.