Imagem de fundo

O conceito de "Educação Inclusiva" surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salaman...

1
Q2015439
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Psicólogo Educacional - 2021

O conceito de "Educação Inclusiva" surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular. O objetivo da inclusão demonstra uma evolução da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência. Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto. No entanto, por vezes, surge uma imensa dificuldade por parte das escolas em conseguirem integrar as crianças com deficiências devido à necessidade de criar as condições adequadas. (...) A modalidade de ensino que se caracteriza por um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação formal dos educandos que apresentem necessidades educacionais muito diferentes das da maioria das crianças e jovens. (...)


(MAZZOTTA, Marcos. José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996, p. 11 / 14).


Dentre as atitudes sociais que marcaram a história da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com deficiência, apontadas pelos estudos de Mazzota, marque a alternativa CORRETA.

A

Educação/reabilitação.

B

Marginalização.

C

Todas estão corretas.

D

Assistencialismo.