Imagem de fundo

De acordo com Libâneo, uma pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica def...

De acordo com Libâneo, uma pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida, assim como as perspectivas que orientam as relações entre educação e sociedade. O critério adotado pelo autor para entender a posição de cada tendência pedagógica relaciona-se às finalidades sociais da escola, e, assim, são compreendidas como tendências pedagógicas liberais e tendências pedagógicas progressistas. De acordo com o autor, assinale, dentre as alternativas a seguir, a que estiver CORRETA quanto à composição das tendências pedagógicas em relação às respectivas pedagogias às quais se aproximam:

A

Pedagogia liberal (formada pelas tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos); Pedagogia progressista (constituída das tendências tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

B

Pedagogia liberal (constituída das tendências tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista); Pedagogia progressista (formada pelas tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

C

Pedagogia liberal (constituída das tendências libertadora, renovada não diretiva e tecnicista); Pedagogia progressista (formada pelas tendências tradicional, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).

D

Pedagogia liberal (constituída das tendências crítico-social dos conteúdos, tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista); Pedagogia progressista (formada pelas tendências libertadora e libertária).

E

Pedagogia liberal (constituída das tendências libertadora e libertária); Pedagogia progressista (formada pelas tendências tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva, tecnicista e crítico-social dos conteúdos).