Imagem de fundo

“Podemos dizer que a atual prática da avaliação escolar (...) possibilita um processo c...

“Podemos dizer que a atual prática da avaliação escolar (...) possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere tanto à expansão do ensino quanto à sua qualidade.”


(Luckesi, 2011)


Segundo esse autor, deve haver uma maior articulação entre a avaliação e o planejamento porque

A

enquanto o planejamento é o ato pelo qual se decide o que construir, a avaliação é o ato crítico que subsidia a verificação de como está sendo construído o projeto.

B

enquanto o planejamento permite rever o projeto pedagógico, a avaliação possibilita mudar os processos de ensino.

C

enquanto a avaliação dimensiona o que se vai construir, o planejamento subsidia essa construção porque fundamenta novas decisões.

D

enquanto a atividade de avaliar dimensiona política e tecnicamente a atividade escolar, o planejamento deve ser construído por todos que compõem o corpo profissional da escola.

E

enquanto o planejamento identifica impasses e encontra caminhos para superá-los, a avaliação subsidia soluções alternativas para um determinado percurso de ação.