Imagem de fundo

“A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção d...

“A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.”

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.


Considerando os tipos de avaliação da aprendizagem, presentes no cotidiano das práticas de ensino, analise os itens a seguir e, em seguida, marque a opção correta.


I. No modelo tradicional de avaliação, o erro é visto de maneira negativa, já que esse paradigma está baseado numa visão estática do conhecimento a partir de resultados mensuráveis e de comportamentos observáveis;

II. No modelo de avaliação como mediadora da aprendizagem, salienta-se a importância do papel do professor no sentido de prestar atenção ao estudante, conhecê-lo, propor-lhe questões novas e desafiadoras, constituindo-se uma ação construtiva que se dá por meio do diálogo;

III. No modelo de avaliação diagnóstica, destaca-se a necessidade de atrelá-la a uma proposta pedagógica histórico-crítica, de modo que ela possa ser realizada a partir de uma investigação prévia, tomando como princípios a classificação, a comparação e o controle social;

IV. No modelo de avaliação formativa, as estratégias visam a orientar o aluno quanto ao trabalho escolar, procurando identificar as suas dificuldades para, assim, ajudá-lo na descoberta dos processos que lhe permitirão progredir na sua aprendizagem;

V. No modelo de avaliação formativa, constata-se sua vinculação à perspectiva avaliativa de natureza somativa por se constituir um balanço parcial ou total de um conjunto de aprendizagens, através das quais o erro é visto como típico de um nível de conhecimento.


São verdadeiros, somente os itens:

A

I, II e III;

B

I, II, IV;

C

III, IV e V;

D

IV e V.