Leia a tirinha de Mafalda a seguir.
(QUINO. Toda a Mafalda. Trad. Andréa Stahel M. daSilva et al. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 71)
A tirinha, acima, parece ser representativa das concepções pedagógicas que consideram que o modo como os professores realizam seu fazer docente, no que diz respeito à seleção e à organização do conteúdo das matérias, na escolha das estratégias de ensino e de avaliação, tem relação com os pressupostos teórico-metodológicos assumidos por eles explícita ou implicitamente.
Considerando as tendências pedagógicas, no contexto escolar brasileiro, assinale a opção que mais representa a tendência pedagógica trazida no texto da tirinha.
Tendência liberal tradicional renovada progressista: é centrada no professor, não mantém relação com a realidade do aluno;
Tendência liberal tecnicista: ênfase na aprendizagem informal, o ato de aprender se dá em função da preparação para o mundo do trabalho;
Tendência liberal tradicional: a capacidade de assimilação da criança é igual a do adulto, ênfase nos exercícios de repetição e de recapitulação da matéria;
Tendência liberal renovada não-diretiva: mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais, parte do conhecimento que os alunos já trazem.