Na política Nacional de Alfabetização as ações de alfabetização se caracterizam em Fases do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita (PNA 2019, p.28). Verifique nas alternativas a seguir, as fases e seus conceitos correspondentes, de acordo com a descrição apresentada na Política Nacional de Alfabetização:
I. Na Fase pré-alfabética: a pessoa emprega predominantemente a estratégia de predição, usando de início pistas visuais, sem recorrer às relações entre letras e sons; lê palavras familiares por reconhecimento de cores e formas salientes em um rótulo, mas é incapaz de identificar diferenças nas letras; pode ainda conseguir escrever algumas palavras de memória.
II. Na Fase alfabética parcial: a pessoa faz analogias, utilizando pistas fonológicas; depois de aprender os sons das letras, ela começa a utilizá-los para ler e escrever palavras.
III. Na Fase alfabética completa: depois de conhecer todas as relações entre grafemas e fonemas e adquirir as habilidades de decodificação e de codificação, a pessoa passa a ler e a escrever palavras com autonomia.
IV. Na Fase alfabética consolidada: nesta fase de consolidação contínua ocorre o processamento de unidades cada vez menores, como sílabas e morfemas, o que permite a pessoa ler com menos velocidade, precisão e fluência, e escrever sem correção ortográfica.
Sobre as fases da leitura e da escrita de acordo com a (PNA, 2019) é correto afirmar:
As afirmativas I e IV são verdadeiras
As afirmativas I e III são falsas
As afirmativas II e IV são verdadeiras
As afirmativas I,II e III são verdadeiras e IV falsa
As afirmativas I,II e III são falsas e IV verdadeira