Sobre os campos de experiências na educação infantil, apresentados na Base Nacional Curricular Comum, verifique os itens abaixo e assinale qual se relaciona com os conceitos apresentados na BNCC (2018, pág.40):
I. Na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes, as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se;
II. A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em sete campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
III. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural;
IV. A definição e a denominação dos campos de experiências, não está relacionada com as DCNEI, LDB 9394/96, em relação aos conhecimentos fundamentais, a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Logo cada instituição de ensino é autônoma para definir seus currículos e os conteúdos de ensino.
As alternativas I e III são verdadeiras
As alternativas I e IV são falsas
As alternativas I, II, são falsas e III, IV são verdadeiras
As alternativas I é verdadeira, e II, III, IV são falsas
A alternativa I é falsa, II, III e IV são verdadeiras