Imagem de fundo

Sobre os Temas Transversais, que passaram a ser chamados de Temas Contemporâneos Transv...

Sobre os Temas Transversais, que passaram a ser chamados de Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), é correto afirmar que:

A

O atributo da contemporaneidade orienta para a necessidade de se instituir na prática educativa uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

B

A transversalidade orienta o aluno para a possibilidade de reconhecer e aprender sobre os temas que são relevantes para sua atuação na sociedade, tais como utilização do seu dinheiro, cuidados com sua saúde, como usar as novas tecnologias digitais, como cuidar do planeta em que vive, como entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres.

C

Existem múltiplas possibilidades didáticas pedagógicas para a abordagem dos TCTs e que podem integrar diferentes modos de organização curricular. Tais possibilidades envolvem, pois, três níveis de complexidade: intradisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.

D

Os TCTs foram distribuídos em seis macroáreas temáticas: Economia, Trabalho, Civismo, Cidadania e Multiculturalismo, Meio Ambiente e Saúde, Ciência e Tecnologia.