De acordo com a Teoria Cognitiva da Aprendizagem (TCA), aprender é construir o conhecimento, de maneira significativa, a partir do que já se sabe. As chamadas operações cognitivas são valorizadas, e não somente os resultados ou a mudança de comportamento, como propõe a Teoria Comportamental (Behaviorismo). Jerome Bruner, considerado o Pai da Psicologia Cognitiva, propõe uma série de premissas e diretrizes para a aplicação da TCA no processo de ensino-aprendizagem, destacando-se a aprendizagem por descoberta (Learning by Discovery), a importância da participação ativa do estudante em todo o processo de ensino-aprendizagem, desde o desenho do programa educacional até sua avaliação, e a proposta do currículo em espiral, no qual os temas são trabalhados em diferentes momentos e em diferentes contextos e complexidade.
As chamadas operações cognitivas contemplam:
I.Pensar.
II.Raciocinar.
III.Tomar decisões.
IV.Usar a indução.
V.Trabalhar com a dedução.
VI.Investigar hipóteses.
Marque a alternativa com todos os exemplos de operações cognitivas.
I, II, III, IV, V e VI.
Apenas, III, IV, V e VI.
Apenas, II, III, V e VI.
Apenas, I, II e III.
Apenas, I, III, IV e V.