Romeu Sassaki, no seu livro Inclusão: construindo uma sociedade para todos (1997), afirma que a história da atenção educacional para pessoas com deficiência apresenta quatro (4) fases.
Relacione as fases (1; 2; 3; 4) com algumas das suas características (a; b; c; d).
1 – Exclusão
2 – Segregação institucional
3 – Integração
4 – Inclusão
a – nessa fase foram criadas as classes especiais dentro das escolas comuns para garantir que as crianças com deficiência não interferissem no ensino ou não absorvessem as energias do professor;
b – os países como EUA, Canadá, Espanha e Itália foram os pioneiros na implantação dessa fase;
c – não recebiam nenhuma atenção, a sociedade simplesmente ignorava, rejeitava, perseguia e explorava as pessoas com deficiência;
d – nessa fase, inicialmente, as pessoas com deficiência, excluídas da sociedade e da família, eram acolhidas por pessoas religiosas, porém não se tinha controle sobre a qualidade desse acolhimento; posteriormente a sociedade começou a admitir que essas pessoas poderiam ser produtivas.
A correlação correta está em:
1-d; 2-c; 3-b; 4-a.
1-c; 2-a; 3-d; 4-b.
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
1-b; 2-a; 3-d; 4-c.
1-c; 2-d; 3-a; 4-b.