A tecnologia tem um papel de destaque no momento social que estamos vivendo. O aluno de hoje, de todos os níveis de ensino, com o acesso (maior ou menor) às novas tecnologias em seu cotidiano, começa a desempenhar um novo papel no contexto escolar. Considerando esta nova realidade é correto afirmar que:
o aluno de hoje, apresenta vantagens em relação ao aluno de dez anos atrás, porque traz para a escola maior conhecimento factual e demonstra necessidades e expectativas mais objetivas quanto à sua formação.
a postura tradicional do professor enquanto detentor do poder e do conhecimento deve ser questionada pois parece estar em total descompasso com as tendências atuais de incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação na educação.
a introdução de novos materiais didáticos e de novas tecnologias da informação e da comunicação no contexto educacional aparentemente vem produzindo avanços no processo ensino-aprendizagem, contudo o resultado das avaliações educacionais não vem mostrando esses avanços.
a relação entre a tecnologia educacional e a prática pedagógica pode ser de colaboração, desde que a tecnologia seja subjugada aos objetivos pedagógicos.
professores, coordenadores, elaboradores de materiais e alunos estarão discutindo o seu papel, e que esse processo poderá ser um impulso para a abertura da mentalidade dos professores e para o questionamento dos paradigmas tradicionais de ensino-aprendizagem ainda cristalizados em nossa cultura.