

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No que diz respeito a primeiros socorros, assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre a causa do infortúnio e a conduta a ser tomada.
Caso uma vítima de acidente tenha sede, deve-se oferecer muito líquido para evitar a desidratação, tendo em vista que o sintoma é sinal de provável hemorragia interna.
Nos casos de choque elétrico, o risco de parada cardíaca é muito elevado, portanto a primeira conduta do socorrista, ao chegar ao local do acidente, deve ser iniciar as manobras de reanimação cardiorrespiratória.
O primeiro atendimento à vítima que apresente convulsão visa protegê-la de danos durante a convulsão. Não se deve abrir a boca da vítima, ou tentar colocar qualquer objeto entre seus dentes ou em sua boca, nem restringi-la durante a convulsão.
Se um senhor apresentar parada cardíaca, mesmo que haja aparelho desfibrilador, obrigatório em determinados locais, como aeroportos, shoppings etc., o leigo não deverá usá-lo devido ao risco de dosagem elevada da carga elétrica.
As vítimas de trauma devem ser imediatamente transportadas pelo socorrista leigo para um hospital que tenha pronto-socorro, pois, nesses casos, o risco de hemorragia interna é muito elevado.
Antes do encaminhamento ao pronto-socorro, o primeiro socorro em caso de ingestão acidental de substâncias ou reagentes laboratoriais, desde que a respiração do acidentado não tenha sido interrompida, pode envolver o estímulo ao vômito, como no caso de etilenoglicol. Para outras substâncias, no entanto, esta ação é proibida, pois pode aumentar os danos ao organismo, como no caso de fenóis. Neste último caso, pode-se proceder com:
Pressão abdominal.
Ingestão de muita água.
Ingestão de alimento sólido seco (como pão).
Manter a temperatura corporal com auxílio de cobertores.
Inserção de tubo plástico no aparelho digestivo para sucção da substância.
São algumas medidas de emergência em casos de primeiros socorros:
I - Estancar hemorragias.
II - Vigiar a respiração do acidentado.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Quando houver obstáculos físicos ou risco de lesões secundárias devido ao uso dos próprios músculos, ou a combinação desses fatores, considerando o risco de um segundo trauma, é importante que o socorrista, antes de imobilizar a vítima, efetue o exame primário, dando especial importância à motricidade e à sensibilidade da vítima.
Ao socorrista compete situar o estado da vítima na escala de trauma e de coma, e, se for o caso, identificar situações de gravidade em que a tentativa de estabilização do paciente no local deva ser evitada em face da urgência da intervenção hospitalar.
Primeiros socorros são a atenção imediata dada a uma pessoa cujo estado físico ponha sua vida em perigo, com o objetivo de manter suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que essa pessoa receba assistência qualificada.
Em uma avaliação primária, obedecida uma seqüência padronizada, é feito um rápido exame na vítima, sendo corrigidos imediatamente os problemas que forem encontrados, nesta avaliação, segue-se rigorosamente uma sequência. Segue abaixo o atendimento descrito de forma aleatória. Leia e em seguida escolha a opção que o organiza a avaliação primária na ordem correta.
I - Circulação, hemorragia e controle de choque.
II - Respiração.
III - Nível de consciência.
IV - Desobstrução das vias aéreas e estabilização da coluna cervical.
V - Exposição e proteção da vítima.
A ordem correta é:IV, II, I, III e V.
V, III, I, II e IV.
II, I, III, IV e V.
V, IV, III, I e II.
Uma vítima lactente, inconsciente, sem pulso e sem respiração apresenta um quadro de:
Parada respiratória.
Obstrução respiratória.
Apneia
Parada cardiorrespiratória.
Quanto à ordem de prioridade segundo o ABCDE no atendimento a uma vítima, marque a alternativa CORRETA:
Exposição corpórea, nível de consciência, vias aéreas e controle da coluna cervical, respiração, circulação.
Nível de consciência, vias aéreas e controle da coluna cervical, respiração, circulação, exposição corpórea.
Nível de consciência, vias aéreas e controle da coluna cervical, circulação, respiração, exposição corpórea.
Vias aéreas e controle da coluna cervical, respiração, circulação, nível de consciência, exposição corpórea.
A triagem é utilizada quando o número de vítimas excede a capacidade imediata de recursos no local, a fim de garantir a sobrevida do maior número de vítimas possível. Segundo o método "START" de triagem de vítimas, pode-se afirmar, EXCETO:
Vítimas classificadas em vermelho apresentam estado crítico e são de alta prioridade.
Vítimas que conseguem andar são de baixa prioridade e podem aguardar. São classificadas em verde.
Durante a triagem, o estado psicológico da vítima deve ser avaliado.
A triagem é realizada estabelecendo-se as prioridades, considerando-se a respiração, perfusão e nível de consciência.
Marque a alternativa CORRETA:
Para tratar uma vítima de Parada Cardiorrespiratória, o ritmo ideal para as massagens cardíacas é de, no mínimo, 100 (cem) compressões por minuto.
As vítimas que sofreram traumas violentos não precisam ser consideradas como portadoras de trauma na coluna.
Uma vítima que respira e não tem sinal de pulso encontra-se em quadro de parada respiratória.
Em uma vítima obesa, com quadro de obstrução respiratória, o procedimento do salva-vidas é executar tapas nas costas até desobstruir.
No caso de um acidente, quem estiver prestando socorro à vítima NÃO deverá:
Agir com calma e lógica.
Usar as mãos delicadamente.
Falar com a vítima de modo áspero.
Ser objetivo.
Os Tubos Endotraqueais utilizados na Intubação Oro ou Nasotraqueal têm vários diâmetros, de acordo com a idade e até mesmo o sexo do paciente. Para um paciente do sexo masculino e adulto, de acordo com a escala francesa, a circunferência dos tubos usados é corretamente apresentada em qual das opções abaixo?
12 a 14
18 a 20
24 a 28
26 a 30
34 a 40
O que pode se fazer com a vitimas de ferimentos leves antes de chegar socorro especializado?
Lavar os ferimentos com água corrente.
Acalmar a vítima e dar algo para ela beber.
Fazer curativos.
Mostrar para vítima que poderia ser pior, acalmando a vítima.
O conjunto completo de sinais vitais inclui:
Pressão arterial, frequência e qualidade do pulso, frequência respiratória, temperatura, dilatação das pupilas.
Nível de consciência, frequência e qualidade do pulso, frequência respiratória, temperatura, dilatação das pupilas.
Nível de consciência, frequência e qualidade do pulso, frequência respiratória, temperatura, cor da pele.
Pressão arterial, frequência e qualidade do pulso, frequência respiratória, temperatura, cor da pele.
Ao socorrer uma vítima atropelada no trânsito percebe- -se que esta apresenta abertura dos olhos aos estímulos verbais, responde com palavras inapropriadas aos questionamentos feitos e assume uma postura em decorticação.
Em relação a esse quadro, qual das alternativas seguintes está correta com relação à pontuação da Escala de Glasgow?
08
09
10
11
12