Questões de Concurso sobre Trauma

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
191 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação as noções sobre os primeiros socorros.


Registre V, para verdadeiras, ou F, para falsas:


(__)Qualquer pessoa treinada poderá prestar os primeiros socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança.

(__)As queimaduras de terceiro grau acontece quando a ação do calor é mais intensa. Além da vermelhidão, aparecem bolhas ou umidade na região afetada. A dor é mais intensa também.

(__)A fratura é definida como a ruptura do tecido ósseo, enquanto a entorse ou distensão é uma lesão da articulação na qual os ligamentos são torcidos ou distendidos.


Após análise, assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, V, F.


B

V, V, V.


C

F, F, F.


D

V, F, V.

Analise as afirmativas a seguir em relação ao atendimento de primeiros socorros:

I. A respiração artificial é um processo mecânico que deve ser realizado para restabelecer a respiração. Deve ser aplicado em todos os casos de asfixia, mesmo quando não houver parada cardíaca.

II. Se a vítima estiver consciente e respondendo aos estímulos, deve-se ligar para o socorro e acalmar a vítima, de forma a tranquilizá-la sobre o incidente. Em caso de queda, recomende à pessoa que não se mova, para que, caso tenha ocorrido alguma fratura, o estado dela não piore.

III. Uma vítima de estado de choque provocado por choque elétrico poderá apresentar pele fria e úmida, suor abundante e palidez intensa.


É VERDADEIRO o que se afirma em:


A

I e III.


B

I, II e III.


C

III.


D

II e III.

Existem inúmeras ações de primeiros socorros que o auxiliar de enfermagem poderá realizar em casos de acidentes. No entanto, ao se deparar com um acidente de trânsito, as duas primeiras atitudes que deverão ser tomadas para prestar os primeiros socorros são:


A

realizar torniquete e extrair a vítima do local


B

dar algo para vítima tomar e chamar ajuda


C

movimentar todos os membros e oferecer analgésicos


D

chamar ajuda médica e não movimentar a vítima

Os primeiros socorros consistem em técnicas de intervenções realizadas após uma pessoa sofrer mal súbito ou algum acidente até que o socorro especializado chegue. Em relação as noções de primeiros socorros, é CORRETO afirmar que:


A

Em caso de fraturas abertas, deve-se proteger o tecido exposto com compressas ou panos limpos para evitar grandes perdas sanguíneas, mantendo a fratura sempre móvel.


B

Em casos de contusão é recomendado a aplicação de bolsa térmica de gelo ou de água gelada nas primeiras horas e repouso da parte lesada.


C

Em casos de queimaduras é recomendado aplicar pomadas, líquidos, cremes, manteiga ou creme dental sobre a queimadura, no intuito de auxiliar no tratamento.


D

Em casos de hemorragia é recomendado a utilização de produtos sobre os ferimentos, tais como pó de café ou açúcar, com a finalidade de reduzir as chances de infecção.

No atendimento de primeiros socorros a uma pessoa com suspeita de fratura, um procedimento que deve ser evitado é


A

imobilizar os pontos suspeitos de fratura.


B

movê-la de costas, caso seja necessário transportá-la.


C

realizar respiração boca-a-boca, se houver parada respiratória.


D

realizar massagem cardíaca, se houver parada do coração.


E

transportá-la em alta velocidade.

Deslocando-se de bicicleta de casa para seu trabalho, Maria José foi atropelada por uma moto e, ao que tudo indica, parece ter fraturado o braço. Diante de uma situação dessa natureza, o procedimento de primeiros socorros mais indicado até a chegada do atendimento móvel de urgência é:


A

Aglomerar-se em torno do local do acidente.


B

Puxar o braço da vítima na tentativa de alinhá-lo.


C

Carregar a vítima no colo até a calçada.


D

Imobilizar o membro com suspeita de lesão e acalmar a vítima.


E

Trazer um copo de água com açúcar para a pessoa ferida.

Em caso de fratura exposta, para os cuidados de primeiros socorros, é recomendado:


I. Chamar o socorro especializado.

II. Manter a vítima agitada.

III. Colocar o osso da fratura exposta no lugar, mesmo que você não tenha treinamento de primeiros socorros.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item III.


C

Somente os itens I e II.


D

Somente os itens I e III.


E

Todos os itens.

Ano: 2022
Prova: UNESC - Prefeitura - Servente de Escola - 2022

No que diz respeito as noções de primeiros socorros em casos de fraturas, analise as afirmativas a seguir e identifique as CORRETAS:


I.Em casos de fraturas expostas, a vítima deve ser coberta com um pano limpo e o membro afetado deve ser imobilizado.

II.É necessário ofertar alimentos e líquidos para as vítimas.

III.É importante evitar movimentos desnecessários, pois a fratura pode ser agravada.


É correto o que se afirma:


A

Apenas nas afirmativas, I e II.


B

Apenas nas afirmativas, I e III.


C

Apenas nas afirmativas, II e III.


D

Nas afirmativas, I, II e III.

As principais causas das fraturas são os traumas que podem ser provocados por acidentes, quedas ou pancadas. Sobre as fraturas, pode-se afirmar que:


A

As principais queixas em casos de fratura são dor, edema e incapacidade parcial ou total de se movimentar e se locomover, dependendo da região do corpo que foi afetada. Mas podem ocorrer também algumas deformidades no local, hematomas e até mesmo lesões cutâneas.


B

Em qualquer caso de fratura, o socorrista deve tentar “colocar o osso no lugar”, pois esta manobra diminui os riscos e complicações no local da lesão.


C

Se houver algum objeto perfurado na pele, o mais adequado é removê-lo rapidamente a fim de evitar contaminação da corrente sanguínea.


D

Deve-se realizar uma imobilização improvisada, com o máximo de compressão, a fim de comprometer a circulação.

Em caso de vítima de acidente de motocicleta com suspeita de traumatismo craniano, deve‐se retirar imediatamente o capacete, a fim de se evitar o agravamento das lesões de crânio.


C

Certo


E

Errado

No socorro de um acidentado, na qual este apresente fratura de algum dos membros do corpo, um dos pontos importantes deste socorro é a correta imobilização deste membro fraturado. Assim sendo, analise as afirmativas apresentadas:


I.Uma fratura ou suspeita de fratura deve ser sempre imobilizada independentemente da distância ao hospital.

II.Nas fraturas dos ossos longos deve-se estabilizar o osso fraturado e não imobilizar as articulações deste osso, tendo o risco de desenvolver trombose.

III.Em todos os casos de fraturas deve ser feita tração ao membro (puxando ligeiramente), e em seguida o seu correto alinhamento e finalmente imobilização.

IV.A imobilização deve ser feita com talas de madeira almofadadas, tendo o cuidado de atender sempre ao estado circulatório do membro.

V.Após a imobilização, reavalie as condições vitais do acidentado, bem com a temperatura e sensibilidade da extremidade do membro imobilizado.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, IV e V, apenas.


B

II, III e V, apenas.


C

I, III e IV, apenas.


D

I, II e IV, apenas.

Em casos de acidente de trânsito, sempre existe o risco de incêndio. E, ele aumenta bastante quando ocorre vazamento de combustível. Nesses casos é importante adotar os seguintes procedimentos:


I.Afaste os curiosos.

II.Se for fácil e seguro, desligue o motor do veículo acidentado.

III.Oriente para que fumem no local.

IV.Pegue o extintor de seu veículo e deixe-o, pronto para uso, a uma distância segura do local de risco.


Estão CORRETOS:


A

Os itens I, II, III e IV.


B

Os itens I, II, e IV.


C

Os itens I, II e III.


D

Os itens II, III e IV.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O acidentado de choque elétrico ou com traumatismo violento que julgar nada ter sofrido deverá tentar levantar-se rapidamente, pois manter-se imóvel – ainda que para um rápido exame nas áreas que sofreram alguma lesão – ampliará o agravo à saúde do acidentado.

II. Diante de uma vítima de acidente, deve-se observar o seu estado psicológico, pois essa condição determina a capacidade de regeneração de cada indivíduo. Ou seja, o acidentado pode se regenerar mais facilmente se ele estiver com medo, ansioso e sem confiança em quem está cuidando.

III. Qualquer pessoa treinada poderá prestar os primeiros socorros a uma vítima de acidente, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Nesse contexto, é importante manter a calma e o próprio controle, além, claro, de manter o controle de outras pessoas próximas.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Uma lesão causada por um movimento brusco e violento, porém sem fraturas, com muita dor e edema podendo causar rompimento de vasos sanguíneos, ligamentos e tendões e que, além disso, necessita de uma rápida imobilização, é chamada de:


A

síndrome compartimental


B

distensão traumática


C

luxação


D

entorse

Em casos de emergência nos primeiros socorros, a manobra necessária para redução da fratura é:


A

tentar recolocar o osso fraturado de volta no seu eixo para amenizar a dor.


B

chamar um especialista, pois só pode ser feita por pessoal médico especializado.


C

imobilizar um membro que não pôde voltar ao seu lugar natural, forçar seu retorno.


D

fazer a imobilização imediatamente, sob qualquer hipótese.


E

deslocar, remover ou transportar o acidentado imediatamente após a fratura.

Analise:


  1. Lesões na cabeça.
  2. Perda de sangue pelo nariz, boca ou ouvidos.
  3. Tontura progressiva, com desmaios.
  4. Dores de cabeça.
  5. Enjôos e vômitos.
  6. Alterações no tamanho das pupilas.


Os itens descritos acima são sinais de:


A

Lesão na medula.


B

Fratura de crânio.


C

Hemorragia interna.


D

Convulsão.


E

Contração.

A fratura pode ser definida como uma interrupção na continuidade do osso que ocorre geralmente devido à queda, impacto ou movimento violento com esforço maior que o osso pode suportar. No que diz respeito as noções de primeiros socorros em casos de fraturas, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O socorrista deve acionar o atendimento especializado o mais rápido possível.


B

O socorrista deve recolocar o osso fraturado da vítima de volta no seu eixo.


C

O socorrista deve manter a estrutura afetada imóvel, evitando dessa forma piora da lesão e aumento da dor da vítima.


D

Em caso de fraturas abertas, deve-se proteger o tecido exposto com compressas ou panos limpos para evitar grandes perdas sanguíneas, mantendo a estrutura imóvel.

Durante atendimento um acidente automobilístico, uma equipe de socorrista visualiza o motorista com fratura exposta na perna. Qual o procedimento que o profissional que atua no atendimento pré-hospitalar, NÃO deverá adotar neste momento:


A

Prevenir o estado de choque.


B

Transportar a vítima para o hospital.


C

Imobilizar o membro na posição em que se encontra (a imobilização deve atingir uma articulação acima e outra abaixo da lesão).


D

Fazer um curativo com gaze ou pano limpo no local rompido.


E

Alinhar o membro fraturado.

O que deve ser feito nos primeiros socorros quando acontece uma Entorse?


A

Fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue


B

Buscar imobilizar a região com gesso para diminuir a dor da vítima


C

Cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo


D

Tentar endireitar a fratura ou colocar o osso no lugar para aliviar a dor da vítima


E

Aplicar bolsa de gelo ou compressa de água gelada na região afetada para diminuir o edema e a dor

A entorse, popularmente conhecida como torção, é um tipo de lesão nos ligamentos das articulações, comumente provocada por um movimento atípico. Em relação às condutas de primeiros socorros que envolvem esse tipo de lesão, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Colocar uma compressa de água quente ou um pano limpo sobre o local e comprimir.

(__)Baixar a cabeça do acidentado, colocando-a entre as pernas e pressionar a cabeça para baixo.

(__)Aplicar bolsa térmica de gelo ou de água gelada na região afetada para diminuir o edema e a dor, durante as primeiras horas, lembrando de colocar uma compressa (pano limpo) protegendo a pele do local de aplicação térmica. Após esse tempo, aplicar compressas mornas.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


A

F, F, V.


B

V, F, V.


C

V, V, V.


D

F, V, V.


E

F, F, F.

   
Gerar simulado