Imagem de fundo

Sobre as fases do desenvolvimento segundo Jean Piaget...

Sobre as fases do desenvolvimento segundo Jean Piaget, relacione a coluna B com a coluna A.


COLUNA A

I. Operatório concreta.

II. Sensório motor.

III. Operacional formal.

IV. Pré-operatório.


COLUNA B

( ) Esse período do desenvolvimento traz a capacidade de assimilação, que começa com os reflexos, ou seja, com as estruturas inatas, os quais possibilitam o estabelecimento dos primeiros contatos com os objetos que o cercam, favorecendo-o as construções dos primeiros referencias cognitivos que, para o Jean Piaget, nesse período, apresentam-se um tanto pouco desenvolvidos.

( ) É uma fase em que o egocentrismo se caracteriza por uma visão do real que tem por referência o próprio eu, ou seja, a criança não concebe ainda uma situação no mundo sem que não faça parte. Desse modo, ela se confunde com objetos e pessoas atribuindo-lhes seus próprios pensamentos.

( ) Já possui condições intelectuais para elaborar conceitos éticos como liberdade, justiça e outros, pois consegue abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular.

( ) Etapa em que o processo de pensar da criança alcança a capacidade de operar mentalmente, visto que não possuía em função de operar por representações, mas possuem ainda um caráter concreto, ou seja, precisam realizar parte da tarefa empiricamente, ou com a presença e apoio de suportes de objetos e materiais concretos.


Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.


A

III – I – IV – II.


B

III – IV – II – I.


C

II – I – III – IV.


D

II – IV – III – I.


E

I – II – III – IV.