Imagem de fundo

Em um dia de muito trabalho, o psicólogo de um hospital é...

Em um dia de muito trabalho, o psicólogo de um hospital é convocado a conversar com um paciente que reluta em aderir ao tratamento, é procurado por uma mulher que se desestrutura ao saber do diagnóstico de uma doença recebido por seu marido, intermedeia um conflito entre um médico e um fisioterapeuta, escuta um paciente da enfermaria que se encontra deprimido e, por fim, acolhe uma enfermeira estressada com o ritmo de seu trabalho.


Nesse contexto, o trabalho desse psicólogo só será possível se houver


A

uma sala que possa garantir a calma, a continuidade e a privacidade necessária para lidar com todas as questões listadas.


B

conhecimento de uma abordagem teórica interna à psicologia que seja sistematizada e que dê coerência e justificativa às intervenções que realiza.


C

hierarquia entre profissionais que buscam somar seus conhecimentos aos do colega de equipe, em benefício da pessoa que busca o atendimento no hospital.


D

capacidade de delimitar sua tarefa por relação ao espaço em que a executa, à temporalidade do hospital e à situação que lhe é apresentada.


E

delimitação prévia e, na medida do possível, inequívoca das tarefas a serem realizadas por cada membro de sua equipe para que não haja invasão de espaços nem superposição de campos de intervenção distintos.