Os mecanismos de defesa foram definidos por Freud como manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas.
Analise as definições de cada mecanismo apresentado por Laplanche e Pontalis, no livro Vocabulário de Psicanálise (2001), e assinale a afirmativa INCORRETA.
Deslocamento: “fato de importância, o interesse, a intensidade de uma representação ser suscetível de se destacar dela para passar a outras representações originariamente pouco intensas, ligadas à primeira por uma cadeia associativa”.
Projeção: “operação pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro – pessoa ou coisa – qualidades, sentimentos, desejos e mesmo ‘objetos’ que ele desconhece ou recusa nele”.
Racionalização: “processo pelo qual o sujeito procura apresentar uma explicação coerente do ponto de vista lógico, ou aceitável do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ação, uma ideia, um sentimento etc.”.
Recalque: “processo pelo qual o sujeito, embora formulando um dos seus desejos, pensamentos ou sentimentos até então recalcado, continua a defenderse dele negando que lhe pertença”.
Sublimação: “processo postulado por Freud para explicar atividades humanas sem qualquer relação aparente com a sexualidade, mas que encontrariam o seu elemento propulsor na força da pulsão sexual”.