Imagem de fundo

Patricia Oliveira e Luciana Boiteux (2018) afirmam que o...

Patricia Oliveira e Luciana Boiteux (2018) afirmam que o Exame Multiprofissional e Pericial de Avaliação Psicossocial representa:


A

um instrumento da defensoria pública que se atenta para as premissas antimanicomiais e que agora faz parte da equipe técnica dos HTCPs.


B

um dispositivo de avaliação que, a partir da lei antimanicomial, se instaurou nacionalmente e busca acompanhar o paciente do HTCP em suas idas aos serviços extra-hospitalares para uma correta verificação da cessação de periculosidade.


C

um dispositivo pericial criado para usuários e familiares do movimento da luta antimanicomial e que pretende enfrentar a lógica punitivista.


D

a união entre o cuidado em liberdade, sem abandonar a responsabilidade pericial da cessação de periculosidade.


E

uma ultrapassagem em relação à perícia de cessação de periculosidade, impondo um outro tipo de análise, no sentido de verificar se a reinserção social do paciente está sendo alcançada. Trata-se, portanto, de avaliação psicossocial, e não mais puramente psiquiátrica, e que será materializada mediante relatório da própria equipe técnica.