José Bleger foi um psicanalista argentino que, junto com...
Imagem de fundo

José Bleger foi um psicanalista argentino que, junto com...

José Bleger foi um psicanalista argentino que, junto com Enrique Pichon-Rivière, construiu a metodologia de trabalho dos Grupos Operativos, e a utilizou em escolas. Com relação aos Grupos Operativos, analise as afirmativas.


I. Propõem uma dissociação entre o pensar e o executar, reservando o momento dos atendimentos em grupo para a reflexão psicológica, pela via do verbal.

II. Entendem que o próprio processo grupal se configura como um processo de aprendizagem, no qual se mobilizam ansiedades paranoides e depressivas, que devem ser manejadas pelo terapeuta.

III. Dado o seu caráter estático, os membros do grupo assumem posições fixas, como o de porta-voz e de bode-expiatório, as quais estão em consonância com as características de sua personalidade.


Está correto o que se afirma em


A

II e III, apenas.


B

II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.