Questões de Concurso sobre Psicologia Social e Comunitária

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.105 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No âmbito dos métodos de estudo e intervenção utilizados pela Psicologia, especialmente aqueles relacionados à Psicologia Social, temos um que lhe é característico, ou seja, o(a)


A

Levantamento.


B

Estudo de caso.


C

Grupo focal.


D

Pesquisa-ação.


E

Ensaio clínico.

Emerson, 11 anos, foi encontrado adormecido em um banco de praça, com uma lata de cola de sapateiro ao seu lado. Para a equipe de abordagem, ele relatou que havia fugido de casa em outra cidade há aproximadamente 6 meses porque a mãe e o companheiro dela bebiam e o agrediam. Emerson não tem pai registral. Considerando a situação de Emerson, o documento “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes” preconiza:

A
o abrigamento em serviço de acolhimento socioeducativo que conte com capacitação para o trabalho e preparação para o desenvolvimento da autonomia;

B
o acolhimento em serviço que adote estratégias diferenciadas de atendimento e níveis de cuidado peculiar para crianças e adolescentes em situação de rua;

C
a imediata reintegração ao núcleo familiar de origem, mediante a entrega da criança à mãe e ação de investigação de paternidade;

D
a internação em comunidade terapêutica especializada em crianças e adolescentes para desintoxicação e tratamento da dependência química;

E
o respeito ao direito de ir e vir e de escolher o logradouro público como local de moradia e de sobrevivência permanente ou temporário.
Os conceitos de conjugalidade, parentalidade e filiação permanecem inalterados nas novas configurações familiares.

C
Certo

E
Errado

Quanto à psicologia social, assinale a alternativa correta.


A

Para compreender sua história, é importante analisar os verdadeiros discursos que conformam sua organização como campo de estudo.


B

Estuda os fatos humanos, pois estes são evidentes em si, e considera importante fazer questionamentos sobre a forma como se configura a sociedade.


C

Em determinado momento histórico, foi reconhecida como uma disciplina com duas vertentes: a sociológica e a clínica.


D

Em sua fase institucionalizada, constituiu‐se em um movimento tipicamente norte‐americano


E

O pesquisador deve ser neutro, pois é condicionado pelos processos que investiga.

“Está em curso no Brasil um verdadeiro genocídio. A violência tem se tornado um flagelo para toda a sociedade, difundindo o sofrimento, generalizando o medo e produzindo danos profundos na economia. Entretanto, os efeitos mais graves da nossa barbárie cotidiana não se distribuem aleatoriamente. Como tudo no Brasil, também a vitimização letal se distribui de forma desigual: são sobretudo os jovens pobres e negros, do sexo masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pagado com a vida o preço da nossa insensatez coletiva. O problema alcançou um ponto tão grave que já há déficit de jovens do sexo masculino na estrutura demográfica brasileira. (...) Um jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível. Uma das formas mais eficientes de tornar alguém invisível é projetar sobre ele ou ela um estigma, um preconceito. (...) Um dia, um traficante dá a um desses jovens uma arma. Quando um desses meninos nos parar na esquina, apontandonos esta arma, estará provocando em cada um de nós um sentimento – o sentimento do medo, que é negativo, mas é um sentimento. Ao fazê-lo, saltará da sombra em que desaparecera e se tornará visível. A arma será o passaporte para a visibilidade. (...) O jovem pede a carteira; aponta a arma para minha cabeça e pede a carteira. Pede, não. Ordena. Velha fórmula: a bolsa ou a vida. Leva o dinheiro. Com a grana, compra um tênis de marca.”


Soares, L.E. “Juventude e violência no Brasil contemporâneo. Em MAIA, M. S. (org) Por uma ética do cuidado. Garamond, p.323-355. (adaptado).


Do dilema entre se esse fenômeno é matéria para a psicologia ou é caso de polícia, a posição de Soares é a de que:


A

o preço da consagração do viés psicológico é a violência, e, por esse motivo, a punição eficaz é a solução necessária, na medida em que o sistema carcerário brasileiro está preparado para a ressocialização.


B

a violência no Brasil é um caso de profecia que se auto cumpre e, sendo assim, não há viés da psicologia ou do sistema de segurança pública que resulte em ações preventivas porque os resultados não atingem a mudança necessária.


C

é necessário incluir os fatores genéticos no que se refere à predisposição para a violência, e desta forma, a situação há de ter uma abordagem que viabilize a mensuração adequada sobre o perfil do agressor em situações de violência.


D

ambas as abordagens são necessárias, adequadas, justas e verdadeiras e deveriam conduzir a posturas e políticas públicas distintas, porém simultâneas e complementares.


E

as políticas públicas brasileiras são ineficazes, porque não levam em consideração o tratamento diferente para os diferentes; brancos e negros têm, em essência, as mesmas opções de escolha entre agir para o bem ou para o mal.

   
Gerar simulado