

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
De acordo com a perspectiva teórica de Enrique Pichon-Rivière, é VERDADEIRO afirmar que:
O esquema referencial é o conjunto de conhecimentos, de atitudes, que cada um de nós tem em sua mente e com o qual trabalha em sua relação interna, consigo mesmo.
Nos grupos operativos a atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagem e comunicação devido às ansiedades depressiva e paranóide.
A ansiedade paranóide e o sentimento de estar à mercê são sintomas excludentes em toda estrutura neurótica normal.
A noção de vínculo, para o presente autor, inclui processos de comunicação, mas não de aprendizagem.