Imagem de fundo

Sobre a morte e o morrer, é CORRETO afirmar:

Sobre a morte e o morrer, é CORRETO afirmar:

A

O processo da morte é acompanhado de dor e sofrimento insuportáveis.

B

O tema da morte impossibilita diálogos com as equipes de saúde e as famílias nos hospitais públicos e especialmente nas unidades de terapia intensiva, devido ao preconceito e à pouca cultura da população.

C

As intervenções de emergência que são necessárias nas unidades de terapia intensiva impedem o psicólogo de exercer uma escuta qualificada no momento do diagnóstico de terminalidade e final da vida.

D

O psicólogo pode, na comunicação com o paciente, falar e ouvir sobre medidas de prolongamento de vida, tratamentos e propostas de decisões sobre sua vida e sua morte.

E

A comunicação de um prognóstico reservado e as informações sobre a proximidade da morte são protocolos que estão bem inseridos na rotina da UTI e, portanto, o psicólogo não deve exercer função de mediador entre familiares, paciente e médico na discussão sobre procedimentos paliativos.