

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre as psicoterapias de grupo, assinale a alternativa CORRETA:
Uma psicoterapia psicodinâmica de grupo é uma modalidade de terapia com eficácia diferente de uma psicoterapia psicodinâmica individual.
O conceito de “ilusão grupal” que consiste em uma sensação de que o grupo, preencherá as necessidades de cada um dos seus componentes e de todos, foi desenvolvido por psicanalistas da escola inglesa.
Elementos como fantasias, desejos, expectativas, resistências, transferências, identificações não devem fazer parte do campo grupal, por contribuírem para a predominância de aspectos ansiogênicos que desagregam o grupo.
Um dos papéis desempenhados na dinâmica grupal é o do porta-voz, alguém que toma atitudes proibidas (em desacordo com contrato terapêutico) e o grupo apesar de criticá-lo sente prazer em suas ações.
A ressonância, trata-se de um elemento específico do campo grupal que pode ser considerada como o equivalente à associação livre, que ocorre em um acompanhamento individual.