Imagem de fundo

Sobre cuidados paliativos I. O movimento dos cuidados paliativos começou na Inglaterra ...

Sobre cuidados paliativos


I. O movimento dos cuidados paliativos começou na Inglaterra na década de 1960, com os trabalhos de Cicely Saunders, fundadora do primeiro hospice em Londres.

II. O hospice fundado por Cicely não tinha cuidado humanizado nem assistência adequada para os pacientes sem possibilidade de cura, seguiam o mesmo modelo dos hospícios dos “doentes mentais” da época.

III. Cicely Saunders criou o termo “dor total”, que se refere à natureza multidimensional do sofrimento, abrangendo não apenas a dimensão biológica da dor, mas também o conforto emocional, psicológico e espiritual ao paciente e seus familiares.

IV. O conceito de cuidados paliativos, sem finalidade de cura, abrange o oferecimento de programas efetivos de cuidados paliativos, durante todo o curso da doença, desde a fase do diagnóstico até a fase final da vida do paciente englobando o processo de luto dos familiares

V. O conceito de cuidados paliativos, sem finalidade de cura, abrange o oferecimento de programas efetivos de

cuidados paliativos, apenas na fase final da vida do paciente, mas não deve abarcar o processo de luto dos familiares, visto que o processo deve ser voltado para o paciente enquanto em vida.


Estão erradas :

A

As questões I, II e V

B

As questões II e V

C

As questões I, III e V

D

Apenas a questão II

E

Apenas a questão V