Imagem de fundo

Construto de Qualidade de vida na velhice, de Lawton, visa...

Construto de Qualidade de vida na velhice, de Lawton, visa descrever a percepção que o indivíduo idoso tem a respeito de suas relações atuais, passadas ou prospectivas com o seu ambiente. Esse modelo descreve a qualidade de vida em termos de quatro dimensões: competência comportamental, condições ambientais, qualidade de vida percebida e bem-estar subjetivo. Com base nessas quatro dimensões, assinale a alternativa CORRETA.


A

Bem-estar subjetivo: avaliação subjetiva que a pessoa faz de seu funcionamento em qualquer domínio das competências comportamentais.


B

Qualidade de vida percebida: avaliação do funcionamento do indivíduo no tocante à saúde, funcionalidade, cognição, comportamento social e utilização do tempo.


C

Condições Ambientais: diz respeito ao contexto ecológico e construído e tem relação direta com a competência comportamental.


D

Competência comportamental: avaliação do manejo das mudanças nas condições biológicas, psicológicas e sociais que se constituem em oportunidades ou restrições para os seus níveis e trajetórias de desenvolvimento.