Imagem de fundo

Durante a manipulação de fenol concentrado, um técnico de...

Durante a manipulação de fenol concentrado, um técnico de laboratório derrama acidentalmente uma pequena quantidade do produto em sua mão enluvada, e o líquido atravessa a luva, entrando em contato direto com a pele. O fenol é um composto corrosivo, tóxico e rapidamente absorvido pela pele, podendo causar necrose tecidual e intoxicação sistêmica, além de possuir um efeito anestésico local que pode mascarar a dor inicial. Qual é a ação de primeiros socorros mais adequada e imediata que o técnico ou um colega deve realizar?


A

Aplicar imediatamente uma solução neutralizante, como bicarbonato de sódio, sobre a pele para interromper a ação corrosiva do fenol, que é um ácido fraco.


B

Lavar a área apenas com álcool etílico ou polietilenoglicol, pois o fenol é mais solúvel nesses solventes do que em água, garantindo uma remoção mais eficiente do produto da pele.


C

Limpar a área afetada com um pano seco para remover o excesso de fenol e, em seguida, aplicar uma pomada para queimaduras antes de procurar atendimento médico.


D

Aguardar o surgimento de sintomas como dor ou vermelhidão intensa antes de tomar qualquer atitude, pois o efeito anestésico inicial indica que a exposição foi superficial e não perigosa.


E

Remover imediatamente a roupa e os EPIs contaminados e lavar a área afetada abundantemente com água corrente por pelo menos 15-20 minutos, utilizando um chuveiro de emergência se a área for extensa, e em seguida procurar atendimento médico com a FISPQ do produto.