

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
TEXTO 1
Em uma roda de conversa em sala de aula, cujo objetivo era discutir sobre os fatores que levam à mudança da matriz energética na sociedade, surgiu a pergunta de uma estudante: “O que deve ser levado em conta no desenvolvimento de carros elétricos para substituir os carros a combustão?”. Para ajudar na resposta, a professora sugeriu a análise do gráfico de Ragone.
COUTINHO, H. V.; AZEVEDO, D.; MAIA, T. A. C. Dimensionamento e arranjo
de baterias em um sistema de propulsão aeronáutica e as tendências para
o futuro. Congresso Brasileiro de Automática, n. 1, 2020 (adaptado).
TEXTO 2
Este gráfico compara dois aspectos importantes: a energia específica (Wh/kg), que apresenta quanta energia pode ser armazenada por quilo de material; e a potência específica (W/kg), que está relacionada à rapidez com que essa energia pode ser fornecida. Esses dados são importantes porque, em muitas situações, precisamos armazenar energia para usá-la quando não é possível gerá-la na hora.

A fonte de energia mais eficiente para a substituição dos combustíveis convencionais para o uso veicular e a estratégia utilizada pela professora para promover a autonomia discente, respectivamente, são
baterias de Li-íon, uma vez que têm uma relação de energia específica e potência específica apreciável, considerando a baixa densidade do elemento lítio. Para chegar a essa conclusão, a professora deve explicar o gráfico para os estudantes.
células a combustível, uma vez que utilizam materiais com alta energia específica, como gás H2, em sistemas capazes de produzir energia por longos períodos. Para chegar a essa conclusão, a professora explica o gráfico para os estudantes.
baterias de Li-íon, que têm uma relação de energia específica e potência específica apreciável, considerando a baixa densidade do elemento lítio. Para chegar a essa conclusão, a professora solicita que os estudantes analisem o gráfico em grupo.
baterias de Pb, que têm uma energia específica alta e baixa potência específica, o que pode ser superada com o uso de várias unidades de baterias no veículo. Para chegar a essa conclusão, a professora solicita que os estudantes analisem o gráfico em grupo.