Questão 1096326 - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica

Concurso: Prefeitura de Salvador - BA 2019 (2ª edição)

Cargo: Professor - Área Ciências Físicas e Biológicas

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Química Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica

"A pedra constituída De ferro, níquel e encanto. Até o dia de hoje Provoca tristeza e encanto Queremos nossa pedra de volta De volta pro nosso canto."
Cordel: A Saga da Pedra do Bendegó.

A pedra do Bendegó foi encontrada próximo ao riacho de Bendegó, na Bahia, na cidade de Monte Claro, em 1784. Bendegó é um

  • A.

    meteorito, assim chamado porque atingiu a superfície do planeta. Os elementos de sua composição citados no cordel são exemplos de elementos de transição da tabela periódica.

  • B.

    meteoroide, tendo atingido o planeta como estrela cadente. O níquel e o ferro citados no cordel como constituintes do Bendegó, são metais da família 1A da Tabela Periódica.

  • C.

    meteoroide, também chamado de estrela cadente. Os elementos de sua composição citados no cordel são metais da família 1A da Tabela Periódica.

  • D.

    fragmento de cometa, também chamado de meteoroide. O níquel e o ferro citados no cordel como constituintes do Bendegó, são exemplos de elementos de transição da tabela periódica.

  • E.

    meteorito ou, seu sinônimo, meteoroide; os elementos de sua composição citados no cordel são da família 17 da Tabela Periódica.