"A pedra constituída De ferro, níquel e encanto. Até o dia de hoje Provoca tristeza e e...

"A pedra constituída De ferro, níquel e encanto. Até o dia de hoje Provoca tristeza e encanto Queremos nossa pedra de volta De volta pro nosso canto."
Cordel: A Saga da Pedra do Bendegó.

A pedra do Bendegó foi encontrada próximo ao riacho de Bendegó, na Bahia, na cidade de Monte Claro, em 1784. Bendegó é um

A

meteorito, assim chamado porque atingiu a superfície do planeta. Os elementos de sua composição citados no cordel são exemplos de elementos de transição da tabela periódica.

B

meteoroide, tendo atingido o planeta como estrela cadente. O níquel e o ferro citados no cordel como constituintes do Bendegó, são metais da família 1A da Tabela Periódica.

C

meteoroide, também chamado de estrela cadente. Os elementos de sua composição citados no cordel são metais da família 1A da Tabela Periódica.

D

fragmento de cometa, também chamado de meteoroide. O níquel e o ferro citados no cordel como constituintes do Bendegó, são exemplos de elementos de transição da tabela periódica.

E

meteorito ou, seu sinônimo, meteoroide; os elementos de sua composição citados no cordel são da família 17 da Tabela Periódica.