A lógica de Argumentação é a proposição do raciocínio lógico, baseada no que pode ser verdadeiro ou falso. Sobre os conhecimentos da lógica de argumentação, analise as afirmativas a seguir:
I.A inferência revela-se como uma conclusão de um raciocínio, uma expectativa, fundamentada em um indício, uma circunstância ou uma pista. Quando a inferência é dada como válida, significa que a nova proposição pode ser utilizada em outras inferências.
II.A analogia é uma premissa imparcial que direciona a uma outra premissa que agrega informações para encontrarmos uma conclusão. Estas premissas deverão ser verdadeiras ou falsas.
III.Modus Ponens (1ª premissa: p → q, 2ª premissa: p, onde a 1ª premissa é verdadeira, conclusão: q) e Modus Tollens (1ª premissa: p → q, 2ª premissa: ~q, negando a 2ª premissa, conclusão: ~p) são regras de inferências.
IV.A dedução parte da premissa universal (uma certeza) para poder chegar a uma conclusão, ou seja, ela vai do todo a uma parte. Ela parte de algo abrangente para descobrir uma verdade particular. Exemplo: Carlos é natural de Salvador. Salvador é uma cidade da Bahia. Quem nasce na Bahia é baiano. Logo, Carlos é baiano.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.