Imagem de fundo

Assinale a alternativa correta a respeito de proposições...

Nas questões de 21 a 25, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, e que o mouse está configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrário, expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação a programas, arquivos, diretórios e hardware utilizados.

Assinale a alternativa correta a respeito de proposições simples e compostas.


A

Se P for uma proposição verdadeira e Q for uma proposição falsa, então a proposição P ∧Q — que se lê “P e Q” — será sempre verdadeira.


B

Se R for uma proposição verdadeira e Q for uma proposição falsa, então a proposição R ∨S — que se lê “R ou S” — será sempre falsa.


C

A negativa da proposição “Pedro é flamenguista e Marcos é corintiano” estará corretamente redigida na forma “Pedro não é flamenguista ou Marcos não é corintiano”.


D

Considerando-se as proposições “P: 3 > 5” e “Q: O estado do Amapá fica na região Sul do Brasil”, é correto afirmar que, logicamente, a proposição P→Q — que se lê “Se P, então Q” — é falsa.


E

Considerando-se as proposições “P: Rio Branco é a capital do Amapá” e “Q: Belém é a capital do Pará”, é correto afirmar que, logicamente, a proposição P→Q é falsa.