Assinale a alternativa correta a respeito de proposições simples e compostas.
Se P for uma proposição verdadeira e Q for uma proposição falsa, então a proposição P ∧Q — que se lê “P e Q” — será sempre verdadeira.
Se R for uma proposição verdadeira e Q for uma proposição falsa, então a proposição R ∨S — que se lê “R ou S” — será sempre falsa.
A negativa da proposição “Pedro é flamenguista e Marcos é corintiano” estará corretamente redigida na forma “Pedro não é flamenguista ou Marcos não é corintiano”.
Considerando-se as proposições “P: 3 > 5” e “Q: O estado do Amapá fica na região Sul do Brasil”, é correto afirmar que, logicamente, a proposição P→Q — que se lê “Se P, então Q” — é falsa.
Considerando-se as proposições “P: Rio Branco é a capital do Amapá” e “Q: Belém é a capital do Pará”, é correto afirmar que, logicamente, a proposição P→Q é falsa.